Liberação Miofascial

A nossa Liberação Miofascial dentro da Massoterapia Clínica proporciona, além do alívio de muitas dores, melhorias no desempenho e rendimento muscular nas atividades físicas. Isso devido a liberação das fáscias, um revestimento muscular que, devido sua alta capacidade cicatrizante, adere excessivamente ao músculo, limitando seus movimentos e capacidade funcional, provocando dores musculares e possíveis lesões.
É sempre importante ressaltar a importância da Liberação Miofascial dentro da assoterapia Clínica para atletas de esporte que exige muito do desempenho musculoesquelético do corpo.
Sem dúvida essa Técnica acaba com muitas dores! Isso através da soltura de uma “faixa” que reveste os músculos do nosso corpo, chamada fáscia.
A fáscia é a “infra-estrutura” do nosso corpo, um esqueleto de tecido mole que, não somente dá ao corpo seu formato interno e externo, como também fornece a armação para todo o sistema orgânico, pois assume as formas de tendão, ligamento, aponeurose e tecidos de cicatrização conforme o local onde se encontra no corpo.
Porém, as poderosas funções cicatrizantes da fáscia podem acarretar alguns problemas.
Ao envolver os tecidos musculares, a fáscia pode formar aderências entre estruturas que deveriam permanecer livres, alterando a estrutura interna dos músculos com depósitos de cartilagem que produzem dor e limitação de movimento. Como uma roupa apertada que não deixa você se mexer livremente.
A Liberação Miofascial promove essa “liberdade”. Muitas dores e incômodos tem origem nesse princípio. O qual também ocasiona baixa do rendimento em muitos atletas de alto nível, praticante de esportes e musculação.